O espetáculo teatral Palhaços, produzido pela companhia adamantinense Báquicos, ganha destaque regional em meio às artes cênicas. Após a estréia em novembro do ano passado, com quatro apresentações na cidade, a Companhia vem recebendo convites de diversas cidades da região.
No dia 24 de abril a Companhia se apresenta no SESC Thermas de Presidente Prudente, o que insere o grupo adamantinense em uma das mais importantes vitrines culturais, dentro do Sistema SESC.
A partir o mês de maio a peça estará na programação da Oficina Cultural Regional “Timochenco Wehbi”, de Presidente Prudente, com a realização de duas apresentações.
A primeira
Realidade e fantasia
Com direção de Tiago Casado, Palhaços apresenta um encontro entre o palhaço Careta (Tiago Casado) e fã Benvindo (Vinícius Demarque), no camarim de um velho e decadente circo, levando os limites que separam realidade e fantasia às mais inusitadas revelações.
O que deveria ser mais um número transforma-se num jogo tragicômico e surpreendente entre os dois personagens, cujos ideais vão se rompendo, onde artista e indivíduo se defrontam e se confundem. A partir de uma linguagem realista, o texto questiona o papel do artista na sociedade e os valores sobre os quais se assentam os ideais humanos.
Segundo o diretor Tiago Casado, o texto, escrito pelo prudentino Timochenco Wehbi, em 1974, é ainda atual e traz um apelo para que olhemos para nós mesmos enquanto indivíduos.
Segundo Tiago Casado, Palhaços é um apelo que, “por um misto de poesia e crítica, de humor e dramaticidade, permite o contato com nossos próprios ideais, fazendo-nos descobrir os papéis que inconsciente ou conscientemente desempenhamos na sociedade”, disse.
Casado explica que de uma maneira profunda e ao mesmo tempo simples, a peça põe em evidência certos valores criados pela sociedade e sutilmente apresentados pela mídia para que, ao invés de pessoas, essas se tornem produtos do mercado. “Desse modo, é possível questionar: até que ponto fazemos escolhas? Isso poderá nos surpreender, porque moderemos deixar o lugar de expectadores e passarmos a nos perceber como protagonistas desse palco”, completa
Para o secretário municipal de cultura de Adamantina, Acácio Rocha, o destaque regional da peça representa um avanço importante na relação da cultura com nossa cidade e as pessoas. “Passamos a oferecer, também, à região, uma produção teatral de qualidade, o que faz com que Adamantina estabeleça uma nova relação com as organizações de cultura e os demais municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participou? Comente!