Adamantina participou na última quinta-feira (26), da I Conferência Estadual de Cultura, realizada no Memorial da América Latina,
A cidade levou seis delegados:
O Secretário Municipal de
Na abertura dos trabalhos foi composta a mesa diretora com os membros da Comissão Organizadora, o Secretário de Estado
Acácio Rocha foi escolhido pela Secretaria de Estado da Cultura para falar
Após a fala das autoridades do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e do secretário Acácio Rocha, foram iniciados os trabalhos práticos, com a direção de André Sturm. A mesa foi parcialmente descomposta e foram montados os grupos de trabalho, a partir de cinco eixos: I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; II - Cultura, Cidade e Cidadania; III - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; IV - Cultura e Economia Criativa; e V - Gestão e Institucionalidade da Cultura, com o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura. Este último eixo foi coordenado por Acácio Rocha e teve como relatora Débora Lobo, da equipe da Secretaria de Estado da Cultura.
Os eixos debatidos foram discutidos previamente, em todos os municípios paulistas, em suas conferências municipais de cultura. Na Conferência Estadual, as propostas dos municípios foram agrupadas e rediscutidas pelos delegados durante boa parte do dia, sendo eleitas quatro propostas de cada eixo (duas para a área federal e outras duas para a área estadual), que foram votadas pela plenária, receberam emendas e ajustes, permitindo assim chegar ao texto final.
Propostas de Adamantina são encaminhadas para Conferência Nacional
O texto final, com as propostas organizadas em torno de cada eixo, traduz o pensamento dos delegados paulistas e será encaminhado a Brasília, na Conferência Nacional de Cultura, marcada para março do ano que vem.
O que chama a atenção é o aproveitamento de propostas geradas na Conferência Municipal de
No eixo V, por exemplo, que trata de gestão e institucionalidade, Adamantina enviou a São Paulo a proposta que pede a criação de agenda mínima para os municípios brasileiros, na construção de leis ordinárias, nas diversas competências, para fomentar, sistematizar e promover a gestão cultural consolidada enquanto política pública, assegurando, impreterivelmente, a participação e controle social por meio dos conselhos. Agora, ssse texto é parte da proposta aprovada por São Paulo.
Adamantina elege dois delegados para Conferência Estadual
Outra
A eleição de
O secretário Acácio Rocha não pôde concorrer por ser membro da Comissão Organizadora da Conferência Estadual. “O importante é termos nossa cidade e região bem representadas. Os delegados eleitos da sociedade civil e da área governamental representam as pequenas cidades e esse é o grande fenômeno a ser considerado, onde os pequenos se articularam e mostraram que, juntos, somos uma grande voz”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participou? Comente!