quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Adamantina participa da Expo Brasil no Anhembi, em São Paulo

Cláudio Guarnieri (Instituto Peabirus),
Celso Torquato Junqueira Franco (Prefeito de Sud Mennucci) e Acácio Rocha


O Secretário Municipal de Cultura de Adamantina, Acácio Rocha, foi um dos expositores da mesa redonda Municípios na Web 2.0: democratizando e compartilhando a gestão, na primeira tarde de trabalhos da Expo Brasil 2009, que começou nesta quarta-feira (25) e segue até sexta (27), no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.


Acácio foi expositor na tarde desta quarta-feira (25) a convite do CEPAM – Fundação Prefeito Faria Lima. Também compuseram a mesa o gerente de Informações do Cepam, Ricardo Kadouaki. Cláudio Guarnieri (Instituto Peabirus) e Celso Torquato Junqueira Franco (Prefeito de Sud Mennucci)
. O diretor de Cultura de Adamantina, Henrique Toffoli, também participou do evento.

O secretário Acácio expôs sobre a experiência da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina nas redes sociais, como blogs e perfis no Twitter e Orkut. Para o CEPAM, a iniciativa local e o bom relacionamento e a interatividade entre o poder público e o cidadão, por meio dessas ferramentas tecnológicas, é algo que precisa ser potencializado nas estruturas públicas, e a experiência de Adamantina foi elogiada pelos demais expositores e público.

Para Acácio, o desafio é estabelecer e potencializar relações entre o cidadão e o poder público, já que o primeiro está mais sintonizado com as novas tecnologias, enquanto usuário, e as organizações públicas, em sua maioria, são caracterizadas por estruturas tradicionais e muitas vezes engessadas, embora já existam boas iniciativas contrárias, que estreitam essas diferenças. “O cidadão que se relaciona com as instituições no universo web precisa ser correspondido e as organizações precisam estar preparadas para lidar com esse novo tipo de abordagem”, disse. “O grande desafio é: como acessar a informação, saber utilizá-la, organizá-la e compartilhá-la de forma inteligente e universal”, completou Acácio.

Expo Brasil

O desenvolvimento territorial nos meios urbanos é um dos principais temas em discussão na 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, realizada em São Paulo. O evento foi aberto nesta quarta-feira (25) e prossegue até sexta (27). Agentes locais, gestores de políticas públicas e especialistas do Brasil e do exterior apresentam avanços, retrocessos e caminhos para construir cidades mais sustentáveis articulando economia, política, cultura e meio ambiente.

O sociólogo e organizador do evento, Caio Silveira, explica que a Expo Brasil tem a função prioritária de levar e repartir informações que gerem melhorias para as pessoas. “O evento é, sobretudo, uma oportunidade de aprendizagem compartilhada, tendo como referência o impulso ao desenvolvimento de base territorial como caminho de superação das desigualdades”, diz.

O evento tem, até sexta-feira, cerca de 50 sessões, entre palestras, painéis temáticos, oficinas e minicursos, bem como uma ampla feira de projetos, produtos e serviços associados ao desenvolvimento local. Ganha destaque especial a participação do economista franco-polonês Ignacy Sachs, pioneiro em ecossocioeconomia e diretor do Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais (Paris), que irá tratar sobre mudanças de rumos que a sociedade deve adotar.

Para saber mais acesse
www.expobrasil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!