quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Simão e o Boi Pintadinho neste domingo na Estação Recreio

Adamantina recebe neste domingo (18), às 10h, na Estação Recreio, o espetáculo de mamulengos “Simão e o Boi Pintadinho”, com o mestre manipulador de bonecos Valdeck de Garanhuns.


A atração faz parte da programação de outubro, do Circuito Cultural Paulista, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.


No espetáculo, Valdeck coloca seus bonecos artesanais em cena para contar a história de Simão, um jovem encarregado de preparar a festa de noivado da filha de um poderoso coronel. Para transformar a celebração em uma grande folia brasileira, ele precisa salvar o Boi Pintadinho da garra de ambiciosos vilões, que fazem de tudo para estragar seus planos.


Mestre Valdeck tem reconhecimento internacional


Pernambucano de Garanhuns, Valdeck é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. Com 25 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças.


Valdeck Está entre os melhores xilogravuristas do país tendo participado de importantes salões de artes plásticas, várias exposições coletivas e realizado muitas individuais. No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do Museun für Völkerkunde em Frankfurt/Alemanha. É um artista polivalente, que faz de sua arte um instrumento de educação, divulgação e preservação da cultura brasileira.


Mamulengos


Com muita ação, muita beleza e muita graça, o Mamulengo consegue educar e divertir desde a pequena criancinha até o mais idoso adulto, independente de cor, sexo ou classe social. Através dele conseguimos nos transportar para a fantasia mágica do teatro e ficamos ao mesmo tempo entre o sonho e a realidade, extasiados pela dinâmica e a simplicidade desse brinquedo do povo.

O Mamulengo é descendente da Comédia Popular Italiana (Comédia Dell’Arte) e dela absorveu vários personagens e parte da estrutura de representar da velha comédia. Está inserida no repertório popular brasileiro e é uma das mais características formas de expressão da cultura nordestina.


É um teatro de bonecos, conduzido com as mãos na linha dos fantoches, mas com uma estrutura própria, da qual faz parte: histórias, lendas, linguagem própria, personagens fixos, pancadarias, picardia, música e dança.

O Mestre (modo como é chamado o mamulengueiro e quase sempre o dono do brinquedo), tem que ser poeta, ator, dançador, improvisador, cantador e dinâmico.


Um verdadeiro Mestre de Mamulengo é, além de tudo isso, o artesão, o homem que confecciona seus próprios bonecos entalhando-os do mulungu – madeira leve extraída de grandes árvores dos brejos de alguns estados nordestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!