terça-feira, 29 de setembro de 2009

Biblioteca recebe pesquisador da Fundação Getúlio Vargas

Pesquisador da FGV avalia Biblioteca de Adamantina. Na foto, Flávio Colar, Conceição Barbado e Acácio Rocha


A Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”, de Adamantina, recebeu na tarde desta terça-feira (29), o pesquisador Flávio Colar, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A vinda a Adamantina faz parte de um mapeamento inédito realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), dentro do Programa Mais Cultura.

Para o mapeamento, o MinC contratou a FGV para realizar levantamento das condições das bibliotecas públicas municipais brasileiras. Os técnicos da fundação iniciam os trabalhos de campo no dia 8 de setembro e vão percorrer todas as bibliotecas públicas brasileiras. Os dados apurados pela pesquisa deverão ser apresentados em dezembro deste ano.

A ação contribuirá para o aperfeiçoamento da base de dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN); subsidiar o MinC com informações necessárias ao planejamento, acompanhamento e otimização dos investimentos na área de livro e leitura e contribuir para que o governo federal cumpra a meta estabelecida de zerar o número de municípios brasileiros sem biblioteca pública municipal.

O estudo é realizado por meio de levantamento e análise de informações, junto aos responsáveis diretos das referidas bibliotecas e ao SNBP/FBN, e irá traçar um quadro da situação das bibliotecas públicas municipais no país. São realizadas visitas in loco para avaliar as condições das bibliotecas no que diz respeito ao seu funcionamento, incluindo: acervo, recursos humanos, condições físicas, infraestrutura, equipamentos, formação de pessoal, entre outros, segundo normas de funcionamento e condições de instalações reconhecidas internacionalmente e fornecidas pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional.

O levantamento tem caráter qualitativo com a realização de entrevistas nas prefeituras, secretarias municipais de cultura, de educação ou mesmo nas bibliotecas públicas do município, com os responsáveis pelas unidades. Além da coleta de dados, há registro fotográfico das instalações. Em Adamantina as informações foram prestadas ao técnico da FGV pelo Secretário Municipal de Cultura, Acácio Rocha, e a funcionária Conceição Barbado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!