sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Cultura de Adamantina amplia diálogo com cidadão nas redes sociais


A Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina passa a ocupar espaços no universo web e ingressa nas redes sociais. A iniciativa visa, essencialmente, ampliar o diálogo com o cidadão, dar mais transparência e democratizar o acesso às informações.


A decisão pelo ingresso nas redes sociais foi tomada pelo Secretário Municipal de Cultura, Acácio Rocha e seu assessor, Henrique Toffoli. As postagens são voltadas em sua maioria para divulgar a programação de eventos e notícias sobre as ações da Secretaria.


O núcleo central da experiência se voltou para as ações da Secretaria Municipal de Cultura, o que agora está sendo avaliado e proposto pelo Comitê Gestor de Comunicação Institucional da Prefeitura de Adamantina, para outros setores da administração.


Acácio é jornalista e Henrique publicitário, e compartilham da mesma preocupação em ampliar os canais de comunicação com o cidadão e vice-versa. “Temos essas novas ferramentas que fogem dos formatos convencionais e devem ser usadas, em todas suas possibilidades, para facilitar o compartilhamento das informações e atingir todos os públicos”.


Assim, a política de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina – alinhada às diretrizes da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e do Comitê Gestor – cria facilidades de acesso ao conteúdo informativo, que ocupa os formatos tradicionais gerados espontaneamente pela mídia regional – rádio, TV, jornais e sites – combinadas com as novas tecnologias.


Na visão dos dirigentes a experiência tem sido bastante positiva. Eles destacam, como exemplo, a inclusão diária de novos seguidores ao perfil @vivacultura, no Twitter. “Damos vazão a um grande volume de informações que atingem determinado universo, e são replicadas várias vezes pelos usuários, ampliando seu alcance”, diz Acácio.


A presença da Secretaria Municipal de Cultura nas redes sociais se dá com perfis no Twitter, Orkut e no Blogger. Todos os formatos permitem linkar imagens, textos e arquivos audiovisuais, o que é feito sobre a programação da Secretaria, bem como os resultados pós-eventos. "Não precisamos ficar esperando acontecer. Se existem essas ferramentas disponíveis e de graça no mundo virtual vamos ocupá-las e utilizá-las. Tudo que possa contribuir para a melhor divulgação e o estreitamento do diálogo com o público é bem vindo", comenta Henrique.


Segundo a Revista Veja de 8 de julho, as redes sociais na internet congregam 29 milhões de brasileiros por mês. Nada menos que oito em cada dez pessoas conectadas no Brasil têm seu perfil estampado em alguma rede de relacionamento. Juntos, Orkut e Twitter foram visitados por 6 milhões de usuários em maio passado.


No Twitter, o perfil @vivacultura tem 217 seguidores e mais de 260 postagens. No Orkut, a Secretaria Municipal de Cultura ocupa um perfil com 299 “amigos”, onde são postadas a agenda e as fotos dos eventos realizados, bem como uma comunidade com 291 membros.

Para “seguir” a Secretaria Municipal de Cultura nas redes sociais, procure @vivacultura no Twitter e “Cultura Adamantina” no Orkut. O endereço do blog é www.culturaadamantina.blogspot.com


Cultura, mídia regional e novos formatos


Na visão do secretário e considerando a experiência da Secretaria Municipal de Cultura, o ingresso nas redes sociais permitiu ampliar as possibilidades de interação com o cidadão, cujas vias de diálogo já estão construídas com o cidadão por meio da mídia regional e o emprego dos formatos tradicionais de comunicação, tendo-se a partir de agora esse novo ganho.


O secretário destaca o bom relacionamento que a Secretaria Municipal de Cultura mantém com a mídia regional, que contribui de maneira muito significativa em informar o cidadão. “Devemos muito a esses colaboradores e queremos fortalecer essa relação, por entenderem o quanto as ações culturais contribuem para o amadurecimento social e crítico do cidadão. Assim, mídia e governo cumprem seu papel social, na oferta de ações culturais e na difusão dessas ações à população”, destaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!