terça-feira, 31 de março de 2009

Cultura distribui convites para espetáculo com “La Mínima”

Uma das maiores referências de companhias teatrais com montagens de espetáculos circenses, o “Grupo La Mínima” se apresenta em Adamantina nesta sexta-feira (3), às 20h30, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, com o espetáculo “Reprise”.

 

Os ingressos estão sendo distribuídos gratuitamente no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal. A capacidade do anfiteatro é de 220 lugares.

 

A atração faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, com produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e coprodução da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina.

 

A programação inicial previa a realização do espetáculo “A noite dos palhaços mudos”, pelo mesmo Grupo, mas a atração foi alterada por conta da limitação do palco do anfiteatro da Biblioteca Municipal. “Assim, a alternativa foi programar um outro espetáculo, assegurando a presença do La Mínima em nossa cidade, o que nos orgulha, por ser referência nessa linguagem teatral”, explica o secretário municipal de cultura de Adamantina, Acácio Rocha.

 

O Grupo La Mínima, nesta montagem, mantém a característica circense do seu trabalho procurando fazer jus a importante tradição desta arte e ao mesmo tempo recriar novas formas de narrativas.

 

Desta vez, para encenar uma metáfora sobre a amizade nos dias de hoje, utiliza-se de técnicas e reprises clássicas (tradicionais atos de palhaços de circo), como eixo para o roteiro, buscando construir simbolicamente, uma interpretação da construção e fortalecimento das relações humanas.

 

De acordo com sinopse divulgada pelo Grupo, ao chegar no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo horário, pela mesma pessoa. Depois de infrutíferas tentativas de provar um do outro sua prioridade no picadeiro tomam uma decisão: por honra de seu fiel público, realizarão esse trabalho juntos.

 

Mas com uma coisa eles não contavam. No decorrer do show, descobrem que juntos seus talentos se multiplicam e também é uma oportuna maneira de renovar seu repertório.

 

No elenco, Domingos Montagner e Fernando Sampaio, que também fazem direção, concepção e cenografia.

 

Grupo e prêmios

 

O Grupo La Mínima foi formado em 1997 e coleciona seis espetáculos no repertório, além de vários números de cabaré e variedades. Todos eles criados e fundamentados a partir da forma de expressão artística que os une desde 1993: o circo e o palhaço. O seu humor e sua inserção nas formas populares de espetáculos são as fontes do trabalho da companhia.

 

O La Mínima coleciona ainda vários prêmios: Prêmio Funarte para Teatro Myriam Muniz com “Circo-Teatro do Brasil” (março/2006); Prêmio Coca-Cola/Femsa para "Piratas do Tietê, o filme" como melhor espetáculo 2003; Prêmio APCA/2003 para "Piratas do Tietê, o filme" como melhor espetáculo jovem; Prêmio APCA/2001 p/ “à la carte” como melhor espetáculo com técnicas circenses; Prêmio Panamco Melhores Espetáculos Teatro Jovem, em 2001, para “à la carte”; primeiro lugar na categoria “aéreo” para o número “La Mínima Cia de Ballet” no Festival Mundial de Circo do Brasil realizado em Belo Horizonte (2001), Prêmio Estímulo Flávio Rangel, em 2001, para montagem do espetáculo “à la carte” e Prêmio EmCena Brasil, em 2001, pela montagem do espetáculo “à la carte”, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!