Neste sábado (2) e domingo (3), acontece o
9º Motocross Adamantina. As provas serão realizadas na pista anexa ao Conjunto
Poliesportivo. Será a segunda etapa da Copa IMS de MotoCross.
Em Adamantina, serão disputadas, 12
modalidades: Mini-moto, Nacional Iniciante, MX N 230, Iniciante Importada, MX2,
MX N 250, Over 40, Junior, Intermediária, MX N Força Livre Nacional, MX Gold e
Over 35.
Para sua realização será montada uma
estrutura para atender aos competidores e ao público, com arquibancada coberta,
sanitários químicos, sonorização, locução técnica e gate de largada. Seguranças, brigadistas também fazem parte do
evento. A pista também sofreu ajustes, que fazem dela um dos melhores circuitos
de motocross de toda a região.
Os treinos acontecem no dia 2 (sábado), das
13h às 18h, e prosseguem no domingo pela manhã, das 9h às 11h. A largada para
as provas competitivas ocorre por volta das 12h, que se prolongam por toda a
tarde. A premiação soma R$ 6.300,00, conseguidos com patrocinadores.
O Motocross Adamantina
terá a participação de motociclistas de várias regiões de São Paulo e estados
vizinhos, convidados pela comissão organizadora. Assim, se traduz como gerador
de fluxo turístico para a cidade.
O evento reitera a inserção de Adamantina no
circuito dos grandes eventos sobre duas rodas. Isso já garantiu ao evento sua
divulgação em sites especializados, em todo o país. A atividade integra a
programação do 63º Aniversário de Adamantina.
Motocross
surgiu na Inglaterra
O motocross é uma corrida de velocidade em
circuito fechado, sobre terreno acidentado com buracos, saltos, inclinações,
curvas e obstáculos dos mais diversos tipos, é praticamente uma arte - a arte
do motocross. Foi na Inglaterra que a pacata moda de passear pelo campo, andar
entre árvores e pelo leito dos riachos acabou gerando competições acirradas.
Nessa primeira fase, as provas eram
pontuadas de acordo com o número de faltas cometidas pelos concorrentes em
trechos controlados por fiscais. Isso ainda não era motocross: parecia mais uma
prova de trial ou de regularidade.
Insatisfeitos, os ingleses colocaram novas regras no jogo. O percurso passou a
ser totalmente delimitado, transformando-se num circuito fechado e protegido do
público. Uma vez lá dentro, ganha o mais rápido.
Essa nova modalidade foi chamada de
scramble, e por muito tempo foi dominada pelos ingleses. A partir de 1920,
quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, é que o esporte ganhou o
nome de motocross.
No princípio, o cross era praticado com
máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, mas muito
rapidamente se percebeu que embora modificadas, essas motos ainda eram muito
pesadas e pouco ágeis. Foi o piloto inglês Brian Stonebridge quem construiu a
primeira motocicleta específica para a modalidade, a partir de um motor de 197
cm3. Mais tarde esse motor teve a sua cilindrada aumentada para 250 cm3 e para
500 cm3.
A primeira competição internacional foi na
França, em 1939, mas por muito tempo o motocross não seria reconhecido
internacionalmente como esporte. Só em 1952 foi declarado oficialmente o
primeiro campeão da Europa, na única categoria disputada: a de 500 cm3. O
campeão foi o belga Victor Leloup, com uma FN, também belga, que junto com as
Gillet e as Sarolea era uma das principais motos usadas nos campeonatos.
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