terça-feira, 22 de abril de 2014




Ivo Santos recebe Kit Cinema em solenidade na capital paulista

Equipamentos entregues pelo governador Geraldo Alckmin serão instalados no anfiteatro
da Biblioteca Municipal Cônego João Batista de Aquino, que será inaugurada em breve

Assessoria de Imprensa
17/04/2014

O governador Geraldo Alckmin entregou, nesta quarta-feira (16), 150 equipamentos de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica (Kit Cinema) a municípios paulistas que não têm salas oficiais de cinema e 18 para assentamentos rurais, quilombos e entidades. O prefeito Ivo Santos participou da solenidade e recebeu os equipamentos que serão instalados no anfiteatro da Biblioteca Municipal, prestes a ser reinaugurada.
Composto por projetor, tela, aparelho de DVD, mesa e caixas de som, o equipamento poderá ser usado em espaços públicos, como bibliotecas e escolas. O investimento total é de R$ 2 milhões.
O deputado Mauro Bragato ressalta que o projeto é importante pois descentraliza o acesso à cultura. “Com isso nós também estamos criando novos hábitos culturais para quem não tinha acesso ao cinema”, pontuou.
O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição de Filmes existe desde 2010 e já beneficiou 140 municípios no interior e no litoral. Com esta nova doação, o Governo totaliza 306 kits distribuídos e investimento de R$ 3,9 milhões no programa. A maior parte das cidades atendidas tem menos de 50 mil habitantes.
Além da ausência de sala de cinema, outro critério de escolha é a apresentação de um plano de uso dos equipamentos por parte do município. Cada cidade é responsável pela operação do programa e deve garantir a realização de sessões inteiramente gratuitas. As prefeituras também devem providenciar espaço para as sessões, que também podem ser itinerantes. Auditórios, bibliotecas, escolas, praças e até plenário de câmaras municipais têm sido usados como locais de exibição pelas cidades que participam do projeto.
A adesão ao programa da Secretaria Estadual de Cultura é uma conquista da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e possibilitará que uma sala de cinema seja montada para a população. Os equipamentos serão instalados no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal Cônego João Batista de Aquino, que deverá ser inaugurada em breve, com capacidade para 225 lugares e ambiente climatizado.
A inserção da cidade no programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica,  desenvolvido pela Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural (UFDPC) do Governo Estadual, foi solicitada pela secretária de Cultura Natália Bachi Borro, que também é presidente do Conselho do Focop (Fórum dos Dirigentes de Cultura do Oeste Paulista), que esteve pessoalmente com Tiezzi em evento realizado na região no segundo semestre de 2013.
“Esta é, sem dúvidas, uma grande conquista para Adamantina, que era uma das únicas cidades da região que não possuíam o kit. Com o equipamento, poderemos oferecer sessões gratuitas, abertas a toda a população”, destaca a secretária.

Foto: Divulgação
Legenda: Adamantina recebe Kit Cinema entregue pelo Governador Geraldo Alckmin em solenidade, na tarde desta quinta-feira (17)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!