quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Secretária e Diretor de Cultura de Adamantina participam de reunião do Focop

A Secretária de Cultura e Turismo de Adamantina Natália Bachi Borro e o diretor de Cultura Luis Graboski participaram nesta quarta-feira (21) em Teodoro Sampaio, de mais uma reunião do Focop (Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Oeste Paulista), grupo que reúne mais de 30 municípios da reunião.

Natália, que atualmente é presidente do Conselho do Focop, esteve ao lado de toda a diretoria do fórum, presidida pelo secretário de Cultura de Presidente Prudente Fábio Nougueira e a anfitriã, Eliane Neves, diretora de Cultura de Teodoro Sampaio, recebendo para a reunião o Secretário Adjunto de Estado da Cultura, Sérgio Tiezzi, que falou sobre o atual modelo de gestão do Estado e da importante participação das Organizações Sociais dentro da Cultura.

"Hoje a Secretaria de Estado da Cultura trabalha muito com contratos de gestão, pois foi percebido que este é um bom modelo. Queremos resultados, saber que o recurso público gerou resultados junto à população", destacou. 

Representando o Ministério da Cultura, Henry Durante, falou sobre projetos e as articulações entre federados e a sociedade civil, destacando aí a importância do Sistema Nacional de Cultura.

Participaram ainda Aldo Valentim, coordenador de Projetos Especiais nas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, que explanou sobre gestão e planejamento para desenvolvimento de ações culturais; Marília de Lima, da empresa Inteligência em Projetos e Eventos - especialista na elaboração de projetos culturais, e representantes do Clube Do Meio Artístico, instituição especializada na elaboração de projetos e realização de eventos culturais. Houve ainda espaço para discussões em grupos temáticos.

"A reunião foi extremamente proveitosa. A impressão que tínhamos de que a "Cultura" acontecia apenas nos grandes centros está sendo deixada no passado. Prova disso são os investimentos, seja de espetáculos que recebemos via Circuito Cultural e outros mecanismos do Estado por exemplo, mas também por esta atenção tanto do Governo do Estado, por meio da secretaria de Cultura, como do Ministério da Cultura, que tem mandado representantes para nossa região para discutir "Cultura". Há cerca de um mês, quando tivemos a Conferência Intermunicipal de Cultura, tivemos representantes do Estado e do Governo Federal, e agora novamente, recebemos a visita do Secretário Adjunto. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Estamos sendo vistos e ouvidos", finaliza Natália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!