terça-feira, 29 de maio de 2012

Fim de semana tem o MotoCross Adamantina


Neste sábado (2) e domingo (3), acontece o 9º Motocross Adamantina. As provas serão realizadas na pista anexa ao Conjunto Poliesportivo. Será a segunda etapa da Copa IMS de MotoCross.
Em Adamantina, serão disputadas, 12 modalidades: Mini-moto, Nacional Iniciante, MX N 230, Iniciante Importada, MX2, MX N 250, Over 40, Junior, Intermediária, MX N Força Livre Nacional, MX Gold e Over 35.
Para sua realização será montada uma estrutura para atender aos competidores e ao público, com arquibancada coberta, sanitários químicos, sonorização, locução técnica e gate de largada. Seguranças, brigadistas também fazem parte do evento. A pista também sofreu ajustes, que fazem dela um dos melhores circuitos de motocross de toda a região.
Os treinos acontecem no dia 2 (sábado), das 13h às 18h, e prosseguem no domingo pela manhã, das 9h às 11h. A largada para as provas competitivas ocorre por volta das 12h, que se prolongam por toda a tarde. A premiação soma R$ 6.300,00, conseguidos com patrocinadores.
O Motocross Adamantina terá a participação de motociclistas de várias regiões de São Paulo e estados vizinhos, convidados pela comissão organizadora. Assim, se traduz como gerador de fluxo turístico para a cidade.
O evento reitera a inserção de Adamantina no circuito dos grandes eventos sobre duas rodas. Isso já garantiu ao evento sua divulgação em sites especializados, em todo o país. A atividade integra a programação do 63º Aniversário de Adamantina.

Motocross surgiu na Inglaterra

O motocross é uma corrida de velocidade em circuito fechado, sobre terreno acidentado com buracos, saltos, inclinações, curvas e obstáculos dos mais diversos tipos, é praticamente uma arte - a arte do motocross. Foi na Inglaterra que a pacata moda de passear pelo campo, andar entre árvores e pelo leito dos riachos acabou gerando competições acirradas.
Nessa primeira fase, as provas eram pontuadas de acordo com o número de faltas cometidas pelos concorrentes em trechos controlados por fiscais. Isso ainda não era motocross: parecia mais uma prova de trial ou de regularidade. Insatisfeitos, os ingleses colocaram novas regras no jogo. O percurso passou a ser totalmente delimitado, transformando-se num circuito fechado e protegido do público. Uma vez lá dentro, ganha o mais rápido.
Essa nova modalidade foi chamada de scramble, e por muito tempo foi dominada pelos ingleses. A partir de 1920, quando começou a ser conhecido na Holanda e Bélgica, é que o esporte ganhou o nome de motocross.
No princípio, o cross era praticado com máquinas inglesas derivadas das motos de turismo de série, mas muito rapidamente se percebeu que embora modificadas, essas motos ainda eram muito pesadas e pouco ágeis. Foi o piloto inglês Brian Stonebridge quem construiu a primeira motocicleta específica para a modalidade, a partir de um motor de 197 cm3. Mais tarde esse motor teve a sua cilindrada aumentada para 250 cm3 e para 500 cm3.
A primeira competição internacional foi na França, em 1939, mas por muito tempo o motocross não seria reconhecido internacionalmente como esporte. Só em 1952 foi declarado oficialmente o primeiro campeão da Europa, na única categoria disputada: a de 500 cm3. O campeão foi o belga Victor Leloup, com uma FN, também belga, que junto com as Gillet e as Sarolea era uma das principais motos usadas nos campeonatos.

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