terça-feira, 1 de novembro de 2011

Programação cultural de novembro traz circo, música, teatro e capoeira a Adamantina


Novembro é um mês de múltiplas linguagens na programação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.
Nos dia 12 (sábado), às 20h30, tem programação musical dentro do Circuito Cultural do SESI, que traz para Adamantina o Quinteto de Metais SomBrass, no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vicente, com entrada franca.

Quinteto Sombrass se apresenta em Adamantina, dia 12 de novembro, pelo Circuito Cultural do SESI

O Sombrass foi idealizado no Master-class do Chestnut Brass Company, realizado durante o 32º Festival de Inverno de Campos do Jordão (jul/2001). A partir deste evento o quinteto direcionou o trabalho ao aprimoramento da prática camerística, incorporando com a mesma sutileza a linguagem popular. durante 9 anos o grupo realizou diversos concertos e oficinas didáticas em todo o Estado de São Paulo, o que contribuiu para a afinidade e a maturidade musical.
Na formação do Sombrass, dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, principais instrumentos de metal de uma orquestra sinfônica. O repertório traz peças do Renacentismo passando por todos os períodos da música ocidental até os estilos mais contemporâneos como Jazz, MPB e Rock.

Atividades do Grupo de Capoeira Filhos da Barra, de Adamantina

No mesmo fim de semana, dias 12 e 13 (sábado e domingo), acontece o 6º Encontro Interestadual de Capoeira, em co-realização com o Grupo de Capoeira Filhos da Barra, sob a liderança do Mestre Ura e Professor Curumim. Será no Ginásio de Esportes “Paulo Camargo”, com oficinas, batizado e troca de cordões. Presença dos mestres Anande das Areias (criador da técnica “Capitães das Areias”, em 1971), que vai ministrar a oficina “Bebendo na Fonte”, com reciclagem técnica e ritualística do estilo “Capitães das Areias”. Presença também dos mestres Aldo (União da Barra/SP) e Jânio (Farol da Barra/SP).
Para as oficinas a taxa de inscrição é de R$ 20. Informações diretamente com os organizadores, Mestre Ura (9653-7017) e Professor Curumim (9716-2633). Para as demais atividades a entrada é franca.
Grupo Rosa dos Ventos traz o espetáculo Saltimbembe Mambembancos 
a Adamantina pelo Circuito Cultural Paulista, dia 20 de novembro, no Parque dos Pioneiros

Dia 20 (domingo), às 17h, tem apresentação do Circo-Teatro Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente, no Parque dos Pioneiros, pelo Circuito Cultural Paulista. A trupe circense traz a Adamantina o espetáculo Saltimbembe Mambembancos, onde são apresentados números de variedades como malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau. Todo esse repertório é acompanhado por música ao vivo e vivido pelos palhaços da trupe.
A proposta do Rosa dos Ventos é de tratar de uma época anterior ao circo itinerante onde as artes, hoje, conhecidas como circenses eram apresentadas por artistas saltimbancos em praças, feiras e outros espaços alternativos. Foi pensando nisso que o Rosa dos Ventos, a partir de um regresso histórico, buscou nas origens do circo um pouco da linguagem desses artistas saltimbancos.

Estreia de novo espetáculo da Cia Báquicos

Dia 25 de novembro vai acontecer a estreia de uma nova produção da Cia Báquicos de Teatro, de Adamantina. O novo espetáculo é uma montagem do texto “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Em cena, Andressa Cordioli, Murilo Busto e Rafael Teixeira, com direção de Luiz Zaniboni e orientação de Jonas Golfeto (Projeto Ademar Guerra).
O espetáculo será apresentado no Centro de Educação Ambiental, localizado no Parque dos Lagos, em Adamantina, para um público convidado. Os expectadores partirão de um ponto da cidade, em ônibus, que levará os mesmos ao local da apresentação. No trajeto os convidados serão inseridos no contexto do espetáculo.

Chegada do Papai Noel

No último domingo do mês de novembro, como ocorre tradicionalmente, o púbico de Adamantina e região será convidado para a chegada do Papai Noel, às 20h. A programação terá ainda a abertura da Casa do Papai Noel e inauguração da decoração natalina. Os detalhes da programação estão sendo definidos e serão divulgados oportunamente.

Para saber mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!