terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vânia Bastos traz show com repertório de Edu Lobo, no domingo, em Adamantina



  
Adamantina recebe neste domingo (30), às 20h30, no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vivente, a cantora Vânia Bastos. A apresentação tem entrada franca.

Neste show, pelo Circuito Cultural Paulista, ela vai mostrar o elogiado CD “Na Boca do Lobo”. O foco é a música do compositor Edu Lobo. No repertório canções consagradas como Upa Neguinho, Arrastão, Ponteio e muitas outras boas surpresas. O show já viajou por várias cidades brasileiras com grande sucesso de público e mídia.

Vânia sempre teve espaço na programação da Rádio Cultura FM de Adamantina, o que torna sua vinda à cidade ainda mais especial, e que foi possível pelo Circuito Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina. A produção é da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.



MPB contemporânea


Voz fundamental na música contemporânea, a cantora paulista Vânia Bastos iniciou sua carreira artística na década de 90, ao lado de Arrigo Barnabé, ao integrar a histórica banda Sabor de Veneno (nos inesquecíveis LPs Clara Crocodilo e Tubarões Voadores).

Gravou seu primeiro disco solo em 1986 e já despontava pela pluralidade como intérprete. Em 1986 avança para uma parceria artística com Eduardo Gudin, com quem grava um disco. No ano seguinte lança seu segundo disco solo, com destaque para a canção “Paulista”, trabalho que teve tiragem e distribuição no Japão.

Em 1992 Vânia lança Cantando Caetano, com participação especial do próprio homenageado. Dois anos mais tarde apresenta o disco “Canta Mas”, com destaque para duas músicas que foram trilha sonora de novelas: Canta, Canta Mais, de Tom e Vinícius, e Pálida, de Tavito e Aldir Blanc.

Em 1995 grava Vânia Bastos e Cordas, com canções de Tom Jobim, e no álbum, piano e orquestrações de Francis Hime. Em seguida lançou Diversões Não Eletrônicas (1997). Com esse disco ela ganhou o Prêmio Movimento de Música na categoria “melhor disco vocal do ano”.

Em 1999 lança “Belas e Feras”, registrando apenas composições de mulheres brasileiras contemporâneas, como Marina Lima, Rita Lee e Ângela Ro Ro. Em 2003 Vânia canta Clube da Esquina, com a participação de Milton Nascimento (que participa do disco, na faixa San Vicente).

Em 2007 grava “Tocar na Banda”, com CD e DVD comemorativo aos seus mais de 20 anos de carreira. Neste primeiro trabalho gravado ao vivo ela expõe a alegria irrefreável de uma carreira celebrada em mais de duas décadas, oferecendo aos ouvinte-expectadores um apanhado de seu repertório clássico, composto por Jobim, Caetano e Arrigo, entre outros nomes que integram seu eclético conjunto da obra.

No decorrer de seu percurso artístico, Vânia Bastos participou de inúmeros projetos e discos: trilhas sonoras (do filme Cidade Oculta; das novelas Fera Ferida, Éramos Seis e Fascinação; e do infantil Castelo Rá-Tim-Bum)

Atualmente concentra forças no CD “Nabocadolobo”, voltado inteiramente à obra de Edu Lobo, que conta inclusive com a participação dele em uma das faixas. Tal disco tem recebido ótimas críticas em todo o Brasil, por seu caráter altamente brasileiro, pela qualidade sonora das composições de Edu Lobo e pelos arranjos e direção musical de Ronaldo Rayol.

Para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!