terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cultura de Adamantina apresenta programação de setembro


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina divulgou a programação de atividades culturais para setembro, que envolve teatro, música e oficinas. Todas as atividades são gratuitas.

Por meio do Circuito Cultural Paulista, acontece no dia 18, às 20h30, na Praça José Parrila (Praça da Estrela), apresentação do grupo m

usical “Sanfonias”, com clássicos do chorinho brasileiro, como “Tico-tico no fubá”, “Brasileirinho” e “Lamentos”. Há mais de cinco anos fazendo releituras de chorinhos tradicionais e MPB, a banda foge à formação tradicional das antigas rodas de choro, dando destaque especial à sanfona acompanhada de cavaquinho, violão e percussão.


Pelo Circuito Cultural do SESI, será realizado no dia 25 o espetáculo de teatro “Pedro Palerma e outras histórias”, com As Meninas do Conto, no Cine Cyber Planet, às 16h. O espetáculo faz parte do Projeto Quem Quiser “Que Conte Outra”, que incentiva a leitura através da arte. A montagem reúne contos de alguns dos maiores compiladores de histórias de todos os tempos: Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Charles Perrault e Luís da Câmara Cascudo.

No espetáculo, a arte dos contadores de histórias é privilegiada. As atrizes se revezam entre a narração e os personagens que cada conto apresenta, utilizando adereços e figurinos. As músicas foram especialmente compostas para o espetáculo e são interpretadas ao vivo pelas percussionistas e atrizes.

Roda Cultura

Nos dias 3, 4, 17 e 18 de setembro, a unidade móvel de cultura, Roda Cultura, estará na Vila Jardim, instalada na EMEF Teruyo Kikuta. A atividade faz parte do programa Pontos de Cultura. Na unidade móvel do Roda Cultura são realizadas atividades de leitura livre, artesanato, contação de histórias, capoeira, hip-hop e exibição de filmes.

Também no dia 3, começam as aulas das oficinas de Arte Circense e Produção de Vídeo, realizadas pelo Roda Cultura. A oficina de Arte Circense acontecerá aos sábados, das 16h às 18h, na EMEF Teruyo Kikuta. São 20 vagas e a idade mínima é de 12 anos. As aulas de produção de vídeo serão aos sábados, das 13h às 15h, no Telecentro Comunitário (Centro de Capacitação). A idade mínima é de 16 anos.

O Roda Cultura é administrado pela Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adamantina (AEC), com recursos do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura. O projeto tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

Oficinas de animações em stop-motion e escultura em metal

Com realização da Oficina Cultural Regional Timochenco Wehbi, de Presidente Prudente, Adamantina inicia em setembro duas oficinas culturais, de produção de animações em stop-motion e esculturas em metal.

A oficina de animações em stop-motion será ministrada pelo publicitário Tiago de David. Vai acontecer no período de 17 de setembro a 19 de novembro, com aulas aos sábados, das 14h às 17h. Inscrições abertas até o dia 15 de setembro.

Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento

E a oficina de produção de esculturas em ferro será ministrada pelo artista plástico Davi Vieira Dias. Também vai acontecer aos sábados, no período de 1º a 29 de outubro, das 14h às 17h. Inscrições até o dia 30 de setembro.

Para a oficina de esculturas em metal serão usadas sucatas e utilizados recursos de serralheria, como equipamento de solda, serras e outros, com o devido acompanhamento profissional. As atividades práticas, de produção das esculturas, acontecerão no almoxarifado municipal.

Para as duas oficinas as inscrições devem ser feitas na Biblioteca Municipal, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Oficinas de Capacitação do Projeto Ademar Guerra

O Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, realizará Encontro Regional de Teatro em Adamantina, dias 17 e 18 de setembro.

A programação terá oficinas e palestras com importantes profissionais de teatro que integram a equipe dos orientadores artísticos do Projeto Ademar Guerra.

O objetivo da realização dos Encontros Regionais é interiorizar e descentralizar as atividades culturais no Estado, possibilitando aos jovens artistas atualização, capacitação e para alguns, o primeiro contato com o universo teatral. Com essa ação também se fomenta a integração entres os artistas.

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral do Estado de São Paulo. Assim, os artistas-orientadores atuam junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos.

Neste ano, 35 artistas atuam na orientação dos 35 grupos de teatro selecionados em 29 cidades do Estado de São Paulo, totalizando 247 atores participantes do projeto. A Cia Báquicos, de Adamantina, é um dos grupos que recebem orientação técnica e artística.

Informações e inscrições na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.


Texto - Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!