terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reunião na Cultura, SPU e RFFSA em São Paulo

O secretário municipal de cultura e turismo de Adamantina, Acácio Rocha, assessorado por João César Prado (João Grandão), esteve em São Paulo, semana passada (26 e 27 de janeiro).

O primeiro compromisso foi no dia 26, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), para uma reunião entre os municípios participantes do Circuito Cultural Paulista e o secretário de estado da cultura, Andrea Matarazzo.

No encontro foram apresentadas pelo secretário as linhas gerais de atuação da SEC e sua relação com os municípios paulistas. Na oportunidade, o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural da Secretaria (UFDPC), André Sturm, também falou aos dirigentes dos 70 municípios atendidos pelo Circuito.

Segundo Acácio, o encontro foi positivo. “Tivemos um primeiro contato com a proposta de trabalho do Andrea Matarazzo. Certamente será uma gestão que ampliará o olhar para o interior paulista e reforçará a ação do governo paulista, que nos últimos 4 anos criou uma nova relação com as cidades”, disse. Ele cita como exemplo as ações culturais desenvolvidas pela SEC em Adamantina.

SPU e RFFSA

Ainda em São Paulo, Acácio Rocha e João César Prado (João Grandão) estiveram na Superintendência de Patrimônio da União (SPU/SP), a pedido do prefeito Kiko Micheloni, onde trataram sobre imóveis da antiga ferrovia, e que são de interesse do Município de Adamantina.

Entre as áreas, estão a faixa de terras com 21 mil m2 onde está instalado hoje o pátio da Feira Livre (antigo pátio de manobras da extinta estação ferroviária), onde se pleiteia a construção do palco de uso múltimo (concha acústica). “Retomamos o interesse na área. A proposta de alterar o local, para o Parque dos Pioneiros, não foi aceita pela Caixa Federal. Agora, com os caminhos já conhecidos, são boas as expectativas para conseguimos a autorização para a construção da concha acústica nessa área”, explica Acácio.

Depois da reunião na SPU/SP os dois seguiram para o escritório da inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), no Bom Retiro, onde sensibilizaram a equipe para agilizar a transferência desse imóvel para a SPU, que oportunamente, e também já mobilizada, fará a cessão à Prefeitura de Adamantina. A partir dessa etapa a documentação será enviada à Caixa Federal, autorizando a licitação da obra.

Outro assunto discutido na SPU foi o interesse do Município de Adamantina na área de 46 mil m2 entre a rotatória do Cristo (praça Euclydes Romanini) até as proximidades do almoxarifado municipal, onde inclui-se também o antigo barracão da Fepasa. “Estamos bem adiantado nesse processo e precisaremos agora complementar a documentação técnica e subsidiar a SPU para efetivar a cessão de uso de toda essa área, inclusive o barracão da Fepasa, à Prefeitura de Adamantina”.

O terceiro assunto tratado na SPU refere-se ao acordo que extingue a ação judicial em que a Prefeitura de Adamantina foi condenada, em razão do incêndio que destruiu a antiga estação ferroviária, em maio de 2000. Acácio explica que a proposta de acordo está sendo discutida na esfera administrativa, com o sinal positivo da SPU. A etapa seguinte é formalizar esse interesse junto à Advocacia Geral da União (AGU), o que deverá ocorrer nos próximos dias.

Pelo acordo, a prefeitura quer converter a pena de indenização na reconstrução da estação. “O prefeito Kiko tem isso como meta: devolver esse imóvel à população, reconstruindo-o, respeitando o projeto original”, disse Acácio. “Lá, pretendemos instalar o futuro museu municipal”, adianta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!