sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Programa Alimente-se Bem atende cerca de 250 pessoas em Adamantina


O Programa Alimente-se Bem, do SESI-SP (Serviço Social da Indústria), encerrou suas atividades no último sábado, 19 de fevereiro. O curso teve duração de quatro semanas e atendeu cerca de 250 pessoas em Adamantina.

As aulas foram ministradas por equipe de nutricionistas do Programa Alimente-se Bem, em uma unidade móvel, totalmente adaptada para a realização das aulas teóricas e práticas.

Na base do cardápio, receitas econômicas e aproveitamento integral dos alimentos, inclusive sobras, como cascas, sementes e talos, que geralmente são desprezadas. E a opção local foi desenvolver receitas a partir do maracujá, produto produzido em escala comercial, em Adamantina, e que abastece grandes mercados de frutas no Estado de São Paulo.

A carreta do Alimente-se Bem, onde está instalada a cozinha piloto para as aulas ficou estacionada em frente à Biblioteca Municipal e sua vinda à cidade ocorreu a partir de parceria firmada entre o SESI-SP, por meio de sua representação regional em Presidente Prudente, e a Prefeitura de Adamantina.

Além dos cardápios nutritivos e econômicos, os alunos adquiriram conhecimentos de armazenamento e higiene dos alimentos e aproveitamento integral dos mesmos.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Acácio Rocha, foi um período muito positivo para a cidade ter a unidade móvel do Alimente-se Bem instalada em Adamantina. “A equipe do SESI conseguiu transferir conhecimento e inovação para os participantes. Entre eles, satisfação em aprender o novo e a fazer melhor as práticas cotidianas”, disse.

O presidente da Associação Passiflora dos Produtores Rurais da Região de Adamantina, Antonio Manzano, participou das aulas como aluno e considerou como positivo o curso. “Foi maravilhoso! Além de promover a cultura do maracujá, o Programa Alimente-se Bem contou com a participação dos produtores rurais, que foi bem satisfatória e contribuiu para o compromisso de reaproveitar os alimentos. Espero que o curso aconteça mais vezes na cidade. Só tenho a agradecer a equipe do SESI e ao Secretário Acácio Rocha, pela iniciativa”, disse.

A vinda da Unidade Móvel do Alimente-se Bem a Adamantina aconteceu pela terceira vez. Já esteve na cidade durante a Ação Global em 2007 e depois em 2008. Agora, retornou à cidade a partir de convite da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A programação local do Alimente-se Bem teve o apoio da CATI – Casa da Agricultura e da APPRAR – Associação Passiflora de Produtores Rurais de Adamantina e Região, que envolve plantadores de maracujá e de outras culturas.


Texto: Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!