quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Criada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Adamantina a alteração na legislação que dispõe sobre a estrutura administrativa da Prefeitura de Adamantina. A alteração muda a denominação da Secretaria Municipal de Cultura, para Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

A mudança é amparada pela Lei Complementar 153, de 10 de dezembro de 2010. Inicialmente não há qualquer alteração na estrutura interna da Secretaria. Essa mudança foi autorizada pelo Conselho Municipal de Cultura, por meio de Deliberação, e acatada com otimismo pelo prefeito Kiko Micheloni, cuja assessoria elaborou o projeto de alteração na estrutura.

O desafio, segundo o agora secretário municipal de cultura e turismo, Acácio Rocha, é focalizar as ações na conceituação das práticas que são entendidas como turísticas, em Adamantina. O secretário é membro da Instância de Governança Regional do Turismo, na região de Presidente Prudente.

Ele explica que os bons indicadores na gestão cultural em Adamantina foram a grande motivação para avançar nessa nova área, que exigirá uma gestão específica, porém alinhada às ações no campo cultural.

A medida possibilitará ampliar a atuação local da Secretaria – agora no campo do turismo – e permitirá a criação de novos canais de diálogo com as áreas ligadas ao setor no Estado e na União. “Temos bons resultados com cultura e um aprendizado que nos orientará diante desses novos caminhos. E queremos trilhá-lo, na construção de uma modelo de gestão para o turismo, focado no turismo de eventos e científico, bem como para investimentos em infra-estrutura turística”, destaca.

Em 2008 foram 58 atividades e 77 mil pessoas atingidas. Em 2009, 67 atividades e 90 mil pessoas. Em 2010, números atualizados até o final de novembro mostram a realização de 47 atividades e 82 mil pessoas atingidas. Nesses números não estão incluídos eventos de grande porte, como rodeio e Expoverde, que individualmente movimentam cerca de 80 mil pessoas a cada ano.

Acácio expôs outro termômetro indicador de movimentação turística na cidade e citou como exemplos a instalação de 4 novos restaurantes e 2 novos hotéis nos últimos dois anos, além de outros 2 hotéis em construção. “É um fenômeno real e visível em nossa cidade. Temos movimentação e indicadores ligados ao turismo cultural, científico e de negócios, e há outras áreas que podem ser exploradas, como o turismo rural”, explica.

Adamantina sedia encontro regional sobre turismo

Adamantina sediou no dia 29 de novembro uma reunião para discutir estratégias para o desenvolvimento do turismo regional, promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Turismo, por intermédio da Coordenadoria de Turismo e da AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico).

A atividade foi aberta pelo conselheiro estadual de turismo e presidente da AMITur, Jarbas Favoretto. A segunda exposição foi feita pelo ex-prefeito de Brotas, Orlando Barreto. Foi na gestão dele que a cidade começou a ser sensibilizada, e a se organizar, para aquilo que é hoje um dos principais roteiros de turismo de aventura do Brasil. Ele apresentou a palestra com o tema “Turismo: opções de desenvolvimento”.

A terceira exposição foi feita pela técnica da TUR.SP, Juliana Bettini. O órgão está vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento e tem a finalidade de planejar, fomentar, desenvolver e coordenar as ações institucionais nas áreas de turismo, eventos, recreação e lazer, de interesse do Estado e seus Municípios.

Para Acácio, a realização desse evento, em Adamantina, foi estratégica, para debater o tema junto à sociedade local e regional, em torno das possibilidades e oportunidades que podem ser desencadeadas a partir do fortalecimento da cadeia do turismo.

O que é turismo?

O conceito de turismo estabelecido pela Organização Mundial de Turismo - OMT, adotado oficialmente pelo Brasil, compreende “as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!