sexta-feira, 18 de junho de 2010

Adamantina ganha unidade móvel Roda Cultura

Será oficialmente apresentado à população, neste domingo (20), dentro da programação do Toró Cultural, a unidade móvel de cultura Roda Cultura. Será às 19h30 na Praça Élio Micheloni, quando o novo equipamento de cultura poderá ser visitado.


O Roda Cultura será administrado pela Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adamantina (AEC), que participou de um edital público e foi um dos 300 projetos aprovados e apoiados com recursos do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, entre mais de 1500 projetos inscritos, dentro do programa Ponto de Cultura.


Em Adamantina, o projeto tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O contrato entre a Secretaria de Estado da Cultura e a AEC foi assinado em dezembro passado e prevê o repasse de R$ 60 mil anuais, no período de 2010 a 2012, diretamente à Associação adamantinense.


O contrato prevê o repasse total, em 3 anos, de R$ 180 mil, para investimentos e equipamentos e contratação de profissionais arte-educadores. O primeiro repasse foi realizado em janeiro deste ano, quando foram iniciados os investimentos na aquisição dos equipamentos, partindo agora para a montagem da equipe e início das atividades em agosto.


A participação da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, se dá com a permissão de uso, à Associação, de um ônibus adaptado, onde anteriormente funcionava a biblioteca móvel. O veículo recebeu uma série de melhorias, e agora passa a abrigar o Roda Cultura.


Com recursos da Associação foram adquiridos equipamentos de informática (microcomputadores e notebook), equipamentos de som, projetor multimídia, câmeras filmadora e fotográfica, ar-condicionado, TV LCD de 42 polegadas e outros materiais.


De acordo com o projeto, as ações do Roda Cultura serão sediadas na estrutura móvel do ônibus adaptado cedido pela Prefeitura de Adamantina, que atenderá as diversas regiões da área urbana e rural do município, em especial aquelas distantes dos atuais equipamentos públicos de cultura, lazer e comunitários, com a oferta de programas de gestão e formação cultural com o emprego de tecnologia, voltados para criança e juventude.


A partir dos recursos técnicos audiovisuais instalados no Roda Cultura, serão realizados cursos e oficinas de operação de recursos audiovisuais (captação, edição e tratamento e finalização de áudio e vídeo) para crianças e jovens nas diversas localidades, familiarizando esse público com a tecnologia e suas facilidades.


Uma das ações práticas dessas oficinas será a coleta de depoimentos da mesma comunidade, que permitirão constituir um banco de dados com a memória oral daquela gente e sua oferta para consultas e pesquisas.


Outras ações Roda Cultura permitirão a realização de atividades de leitura e contador de estórias a partir do acervo que circulará na mesma unidade móvel; atividades de oficina de circo para crianças; artesanato a partir de recursos naturais ou não disponíveis na região; capoeira; hip-hop; projeção de filmes nacionais a partir do acervo gerado pela captação e edição junto à comunidade (que terá a oportunidade de se ver) e o acervo da Programadora Brasil.


Segundo o Secretário Municipal de Cultura de Adamantina, Acácio Rocha, o Roda Cultura permitirá a circulação de uma estrutura móvel de cultura, no atendimento à comunidade, em suas diversas especificidades.


O secretário destaca que essa ação, a ser administrada pela sociedade civil, por meio da Associação, se somará às iniciativas e o esforço do poder público. “Hoje Adamantina conta com uma ampla programação cultural com reflexos importantes na formação de público, por conta dos investimentos públicos locais e da Secretaria de Estado da Cultura, e surge como novo desafio as ações de formação cultural, nas diversas áreas, o que permitirá atender às expectativas, fazendo esse mesmo público expectador inverter a posição e ocupar o posto daquele que faz cultura”, destaca.


Associação existe desde 1998


A AEC foi fundada em agosto de 1998 a partir da união de pessoas da comunidade, com objetivos comuns, voltada para a integração e o desenvolvimento comunitário dos cidadãos, com o ideal de promoção cultural, educacional, artístico, informativo e de democratização da comunicação social. Hoje é presidida por Francisco Carlos Toffoli e a diretoria conta com representantes de diversos segmentos da comunidade.


O objetivo inicial, ao ser fundada em 1988 era a instalação de uma rádio comunitária e por ainda estar ativa, sua diretoria foi sensibilizada pelo Secretário Municipal de Cultura de Adamantina, Acácio Rocha, a inscrever-se no edital do Ponto de Cultura.


A inscrição foi feita e o secretário prestou toda a orientação para a montagem do projeto, atendendo às exigências descritas no edital. O secretário Acácio Rocha e o prefeito Kiko Micheloni também se manifestaram formalmente para a formalização dos convênios necessários entre a Prefeitura e a AEC, para instalação do Roda Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!