sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pré Carnaval dias 5 e 6 no Pátio da Feira em Adamantina

Publico lotou pátio da Feira Livre em 2009 e organizadores esperam repetir o sucesso


A Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina realiza nos dias 5 e 6 de fevereiro (sexta e sábado), a partir das 22h, o Pré Carnaval 2010, na Estação Recreio (Pátio da Feira).

A animação ficará por conta da Banda Almanaque, que possui um repertório amplamente variado, com estilos tradicionais – como marchinhas – e os mais contemporâneos – como axé e funk - agradando todos os públicos, de todas as idades.

Serão dois dias de folia, antecipando o período de festas de toda a região. “O evento é realizado pelo sexto ano consecutivo, na semana que antecede o período carnavalesco. Assim não concorre com festas já tradicionais e de grande porte e permite um investimento menor nas contratações e infra-estrutura”, explica Acácio Rocha, Secretário Municipal de Cultura de Adamantina.

A escolha pela realização do Pré Carnaval no Pátio da Feira se dá pelos bons resultados conseguidos no ano passado, quando o evento foi realizado nesse local pela primeira vez. Há uma ampla área livre, sanitários e praça, com boa iluminação e localização no centro da cidade.

A praça de alimentação será concentrada na área da Estação Recreio e nesse aspecto um ponto importante é a proibição da venda de bebidas, como refrigerantes, cervejas e doses em latas e garrafas, e por isso deverão ser servidas em copos plásticos. A medida foi adotada em cumprimento a uma resolução da Secretaria de Segurança Pública e nos últimos anos teve adesão total dos ambulantes, trailers, bares e lanchonetes da região do evento. A decisão faz parte do conjunto de medidas voltadas à segurança dos foliões, já que uma garrafa ou lata podem ser usadas como objetos cortantes em um eventual desentendimento.


Para garantir a segurança do público haverá participação efetiva da Polícia Militar, que já foi contatada pelos organizadores para a designação de policiamento no local e imediações. Ambulância com equipe de enfermeiros e atendentes de enfermagem também integrarão a estrutura. Serão contratadas equipes de segurança particular e brigadistas de incêndio.

Praça de eventos

Outro ponto a considerar na escolha do local faz parte do conjunto de esforços da Administração Por Uma Cidade Melhor em transformar a área do pátio da Feira Livre em praça de eventos. O local receberá neste ano um importante investimento do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Será construída uma concha acústica, a partir de contrato firmado com a Prefeitura de Adamantina, no valor total de R$ 215 mil. O contrato já foi publicado no Diário Oficial da União e aguardam-se os trâmites finais para que seja depositado o recurso em conta, na Caixa Federal, e se proceda a licitação pública para execução da obra.

Segundo o secretário municipal de cultura, Acácio Rocha, a concha acústica vai ser construída no barranco ao fundo do estacionamento da feira-livre, e vai atender antigos anseios dos moradores. Trata-se de uma nova etapa do trabalho iniciado pelo prefeito Sérgio Seixas, com a pavimentação do pátio da feira-livre e construção de sanitários no local, e que ganhou novo impulso com o prefeito Kiko Micheloni, que revitalizou a praça José Costa e a área da antiga estação ferroviária.

A proposta de aproveitar o barranco para a construção da concha foi do adamantinense e colaborador da administração municipal, Faraday Zanandréa. O trabalho político que permitiu a liberação dos recursos foi iniciado pela vereadora Cleuza da Pastoral (PT), com um pedido formalizado na Câmara Municipal, e que ganhou a adesão do deputado federal Devanir Ribeiro (PT), autor da emenda parlamentar apresentada ao Ministério do Turismo.

Um comentário:

  1. esse é o blog mais útil da cidade. Parabéns à Secretaria, sempre me informo dos eventos por aqui..

    ResponderExcluir

Participou? Comente!