quinta-feira, 9 de abril de 2009

Continuam abertas inscrições para o MAPA CULTURAL PAULISTA 2009/2010

Estão abertas as inscrições para a edição 2009/2010 do Mapa Cultural Paulista, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado por intermédio da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo.

Segundo o secretário municipal de cultura de Adamantina, Acácio Rocha, o regulamento do Mapa recebeu várias mudanças, apresentadas pelos artistas e dirigentes culturais. O tema foi debatido amplamente no início do ano passado, no Encontro de Dirigentes de Cultura, realizado anualmente pela Secretaria de Estado da Cultura. “Foi uma oportunidade de debate, avaliação e apresentação propostas, que permitiram corrigir algumas deficiências do Mapa”, explica Acácio.

Entre as mudanças está à inclusão da modalidade Instrumental, além do Canto Coral, na Música, com o intuito de valorizar e estimular os artistas e a produção de qualidade do estado. Além disto, o regulamento também contempla a valorização dos compositores paulistas, já que em ambas as modalidades da Música devem constar pelo menos uma canção de autoria do artista nascido ou residente há dois anos no estado.

Em Teatro, também serão contemplados os espetáculos para criança e de rua, além do Adulto; e a modalidade Vídeo passa a fazer parte de Artes Visuais.

Outra mudança para valorizar e incentivar o artista é que todos os selecionados em Dança, Teatro e Música, nas fases regionais participarão da Mostra Estadual, prevista para ocorrer em março de 2010, em São Paulo, e da Circulação em pelo menos cinco municípios do Estado. Já os selecionados, também na fase regional, em Literatura e Artes Visuais terão seus trabalhos divulgados, respectivamente, em catálogo e DVD.

E para garantir a realização do objetivo principal do projeto, que é o de Mapear os artistas de todo o Estado, os municípios deverão catalogar todos os inscritos já na fase municipal, independente de terem sido selecionados ou não para a fase regional, no site da Abaçaí Cultura e Arte, onde foi criado um banco de dados para divulgar o artista e sua obra.

Acácio explica que o mapeamento é feito em quatro fases: municipal e regional, em 2009, e mostra estadual e circulação, em 2010.

Em Adamantina as inscrições devem ser feitas no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”, até o fim de abril. A final municipal será realizada em maio.

São recebidas inscrições para cinco modalidades. Artes Visuais: artes plásticas, desenho de humor, fotografia e vídeo (animação, documentário e ficção); Música: canto coral (compositores paulistas) e música instrumental (composição e intérprete); Literatura: conto, poesia e crônica; Dança: clássico, contemporâneo e outros; e Teatro: adulto, para crianças e rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!