quarta-feira, 22 de abril de 2009

Carlos Careqa sábado em Adamantina


No próximo sábado (25), Adamantina recebe mais uma atração do Circuito Cultural Paulista. O cantor, compositor, produtor e ator Carlos Careqa traz à cidade o espetáculo musical “À espera de Tom”.

 

O show é baseado no CD lançado por Careqa, em homenagem ao cantor norte americano Tom Waits, com versões em português. Começa às 20h30, com entrada franca, no anfiteatro da Biblioteca Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”.

 

Nascido em Lauro Muller (SC), Carlos Careqa passou infância e juventude no Paraná, onde estudou música a teatro, antes de radicar-se em São Paulo. Foi o responsável por várias trilhas para peças de teatro e trabalhou como ator em cinema, teatro e televisão. No início da década de 90 apresentou-se em bares e casas noturnas de Genebra e Berlim.

 

O CD “À espera de Tom” é o sexto, da discografia de Careqa. Foi lançado no ano passado, gravado ao vivo no Sesc Santana, com os músicos Mario Manga (guitarra, cello, banjo, violão tenor) Gabriel Levy (piano e acordeon), Sylvio Mazzuca Junior (baixo acústico) e Guello (percussão).

 

Como ator, participou dos filmes Alô (de Mara Mourão), O Tronco (de João Batista de Andrade), Bicho de Sete Cabeças (de Lais Bodanski), As Avassaladoras (de Mara Mourão), Cristina Quer Casar (de Luis Villaça) e o inédito Canção de Baal (de Helena Ignês).

 

O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina e coprodução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

 

Show “À espera de Tom”

 

“Não se trata apenas de um cover, nem vale usar a batida expressão ‘releitura’. É questão de malabarismo físico admirável, quase um caso de possessão”, comenta o jornalista Bruno Yutaka Saito, da Folha de São Paulo, em matéria na revista Bravo de dezembro/2008, sobre Carlos Careqa e o disco “Á Espera de Tom”.

 

Também cantor, compositor e ator, “Careqa encarna Tom Waits com a mesma devoção de um ator que interpreta um personagem”, analisa Bruno em seu texto. Fã confesso de Waits, há alguns anos Careqa resolveu encarar a obra do ídolo e começou a verter suas canções para o português. Os versos de Time, traduzida em 1996, já estão até na memória de quem acompanha seus shows, onde Careqa sempre abre espaço para interpretar Tom Waits, com direito à voz rouca, trejeitos, megafone e até bebedeira.

 

Careqa foi se encantando cada vez mais com o universo de Waits e não parou mais. Rain Dogs virou Eu e Meu Cachorro Louco, Tom Traubert's - Boa Noite Matilda, Jersey Girl - Garota de Guarulhos, Chocolate Jesus - Guaraná Jesus e o que inicialmente era a idéia de aproximar os brasileiros do universo insólito de canções melodiosas, engraçadas e ao mesmo profundas de Waits, cantando em inglês e fazendo uma ou duas versões de suas canções em shows específicos, acabou resultando no projeto do cd “À Espera de Tom”, uma brincadeira com o nome do homenageado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!