terça-feira, 17 de março de 2009

Sábado tem música com Luis Felipe Gama e Ana Luisa



Adamantina recebe no próximo sábado (21), a partir das 20h30, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, show musical com Luis Felipe Gama e Ana Luisa, pelo Circuito Cultural Paulista, com entrada franca.


O show abre a temporada 2009 do Circuito, que segue até novembro, com dois espetáculos mensais. Este Programa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina e coprodução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

 

Elogiado por grandes nomes da nossa música, como Ney Matogrosso, Dominguinhos, Elba Ramalho e Chico Buarque - que qualificou uma das parcerias do pianista Luis Felipe com Guinga como a "canção do século" -, Luis Felipe Gama apresenta-se ao lado de Ana Luisa, cantora vencedora do prêmio de melhor intérprete do Festival da TV Cultura de 2005. O duo de piano e voz vem revelando, numa união emocionada de sofisticação e poesia, uma sonoridade moderna, lírica e cortante, que honra a tradição da melhor canção popular brasileira.

 

Luis Felipe Gama e Ana Luiza são parceiros desde 1994. Da profunda afinidade musical e da admiração mútua, nasceu aquilo que norteia todo o trabalho da dupla: a busca de uma expressão artística rigorosa. Ela está presente no desenvolvimento cuidadoso dos arranjos, construídos ao redor da canção, e na escolha precisa do repertório, onde novos compositores, como Haroldo Oliveira, Luciano Garcez, Rodrigo Zaidan e Juliana Amaral, estão lado a lado com grandes nomes como Tom Jobim, Chico Buarque, Dori Caymmi e Milton Nascimento.

 

Ana Luiza é  dotada de uma voz singular e densa em toda sua extensão, possui a qualidade, hoje rara, de reunir precisão e poesia. Gravou ao vivo, em parceria com Luis Felipe Gama , o primeiro cd da dupla, lançado em 1999. Em 2002, Ana Luiza conheceu Guinga e, depois disso, dividiu o palco com ele inúmeras vezes. Ana Luiza atuou como cantora convidada das apresentações de Guinga em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, e foi chamada para gravar no seu último cd, "Noturno Copacabana". Apresentou-se ao lado de Chico Saraiva, vencedor do Prêmio Visa – Compositores (2003) e gravou duas faixas em seu disco, uma delas, "Lua dos Mares", canção com letra de Luis Felipe Gama. Foi premiada como melhor intérprete do Festival da TV Cultura de 2005. Na voz de Ana Luiza e nos arranjos e composições de Luis Felipe Gama, os parceiros mostram seu trabalho, cuja beleza e força trouxeram o segundo lugar do Prêmio Visa Vocal de 2005. 

 

Luis Felipe Gama tem seu caminho musical - que inclui mestres como Luizinho Eça e Gogô, e grandes artistas como Robertinho Silva e Chico Batera - marcado pela vitalidade e delicadeza presentes em suas composições e arranjos, imprimindo em cada som e cada silêncio sua sonoridade moderna, lírica e cortante. Isso pode ser conferido no primeiro disco da parceria com Ana Luiza, lançado pela Dabliú Discos, em 1999, e na sua atuação como produtor e arranjador no trabalho da cantora Juliana Amaral, com quem lançou o cd "Águas Daqui" (Lua Discos, 2002). Referenciadas na canção brasileira, suas composições revelam uma união emocionada entre sofisticação musical e poesia e conquistaram parceiros especialíssimos, como Natan Marques e Guinga. Uma dessas parcerias, a canção "O Silêncio de Iara", presente no último cd de Guinga e no disco "Casa de Oceano", da cantora Simone Guimarães, recebeu, pela letra de Luis Felipe, pela interpretação de Ana Luiza e pela música de Guinga, efusivos elogios de Chico Buarque, que afirmou ser esta "a canção do século".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participou? Comente!