sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CANCELADO CONCERTO DA BANDA MARCIAL

Em decorrências das chuvas e da previsão de que o tempo se manterá instável ao longo do dia, após reunião realizada ao meio dia de hoje, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina decidiu pelo cancelamento do Concerto da Banda Marcial (BAMAD) que seria realizado na noite de hoje, na praça Élio Micheloni.

A atividade será reagendada para nova data, o que será comunicado oportunamente.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Equipe do Roda Cultura participa de capacitação em São Paulo


Os produtores do Ponto de Cultura Roda Cultura Henrique Toffoli e Victor Ramon estiveram no SESC Vila Mariana, na capital paulista. para atividades de capacitação da Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, realizado em 7 de dezembro passado.

O encontro, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Ministério da Cultura, contou com a participação de mais de 600 representantes dos pontos de cultura espalhados pelo estado.

A abertura do evento foi feita pelo Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, André Sturm. Contou também, na abertura, com a apresentação da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene e palestra com a fundadora e presidente da Associação Educacional e Assistencial "Casa do Zezinho", Dagmar Garroux (Tia Dag).

Os produtores do Roda Cultura participaram de oficinas de produção audiovisual, cineclube e utilização de equipamentos durante todo o dia. Foram discutidas técnicas e troca de informações com outros pontos de cultura participantes.

Segundo Henrique Toffoli, "além de capacitar em várias áreas, o encontro pode servir como troca de experiências com outros pontos de cultura, possibilitando criar uma rede de contatos para novas atividade e ações futuras do Roda Cultura".

O encontro permitiu ainda capacitação em outras áreas como: teatro, literatura, cultura popular, música, rádio, dança, circo e artesanato.

Roda Cultura

O Roda Cultura é administrado pela Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adamantina (AEC), que participou de um edital público e foi um dos 300 projetos aprovados e apoiados com recursos do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, entre mais de 1500 projetos inscritos, dentro do programa Ponto de Cultura.

Em Adamantina, o projeto tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O contrato entre a Secretaria de Estado da Cultura e a AEC foi assinado em dezembro de 2009 e prevê o repasse de R$ 60 mil anuais, no período de 2010 a 2012, diretamente à Associação adamantinense.

O contrato prevê o repasse total, em 3 anos, de R$ 180 mil, para investimentos e equipamentos e contratação de profissionais arte-educadores. O primeiro repasse foi realizado em janeiro deste ano, quando foram iniciados os investimentos na aquisição dos equipamentos, permitindo a circulação do projeto por 3 bairros da cidade: Jardim Adamantina, Parque do Sol e Jardim Bela Vista.

A participação da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, se dá com a permissão de uso, à Associação, de um ônibus adaptado, onde anteriormente funcionava a biblioteca móvel. O veículo recebeu uma série de melhorias, e agora passa a abrigar o Roda Cultura.

Com recursos da Associação foram adquiridos equipamentos de informática (microcomputadores e notebook), equipamentos de som, projetor multimídia, câmeras filmadora e fotográfica, ar-condicionado, TV LCD de 42 polegadas e outros materiais, além da contratação de profissionais e arte educadores para as oficinas e cursos realizados pelo projeto.


Postado por Jéssica Nakadaira

Estagiária - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estreia de “Sexo dos Anjos” é neste domingo

Tiago Casado e Edison Trombeta, em Sexo dos Anjos


A Cia Báquicos de Teatro, de Adamantina, faz neste domingo (19), a estreia do espetáculo Sexo dos Anjos. O local escolhido é a Máquina Tiradentes (da família Micheloni), na avenida Rio Branco, 1190, com início às 20h30.

Sexo dos Anjos é indicado para público com idade a partir de 14 anos e os convites, gratuitos, podem ser retirados no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal.


Com um texto carregado de ilusão e bela dramaturgia, Sexo dos Anjos mistura humor e fascínio por meio de situações inusitadas e intrigantes encenadas por seus personagens. A produção é realizada em parceria com a AEC (Associação Cultural Educacional e de Comunicação Social de Adamantina) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


No roteiro do espetáculo, dois homens encontram-se à espera para uma possível viagem cujo destino é tão incerto quanto a partida. Em meio a lembranças vagas de um passado ainda presente, encontrar a identidade perdida será o passaporte para um destino onde se espera que as mais profundas questões possam ter, por fim, suas respostas definitivas. Não se sabe o que é real, jogo, loucura ou sonho, pois o que se tem à frente é dúvida, falta de sentido e enigma.


Escrito por Flávio de Souza, conhecido dramaturgo e roteirista de séries de TV como “Castelo Rá-tim-bum” e “Mundo da lua”, além de programas como “Sai de Baixo” e “TV Xuxa”, o espetáculo tem direção de Luiz Zaniboni e no elenco estão Tiago Casado e Édison Trombeta.


Esta é terceira produção da Cia Báquicos de Teatro. Criada em 2009, com a montagem do texto “Palhaços”, de Timochenco Wehbi” a Cia. é resultado das atividades permanentes de formação e produção teatral promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina, cujo trabalho é realizado a partir de experiências coletivas, estudo e aprofundamento de textos que possibilitem a reflexão, a crítica e o prazer estético que o teatro pode provocar. As atividades são atualmente coordenadas por Tiago Casado.


Além de Sexo dos anjos, a Báquicos fez recentemente, em Rancharia, a pré-estréia do monólogo “A Terceira Margem do Rio”, da obra de Guimarães Rosa, com encenação de Rafael Sabatini. Esse espetáculo terá sua estreia em Adamantina.

Para saber mais

Para saber mais sobre as atividades da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, siga no Twitter, pelo perfil @VivaculturA.


Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Neste domingo tem apresentação da oficina de circo do Ponto de Cultura Roda Cultura

Oficina de circo, do Roda Cultura, no Parque do Sol


Os participante do primeiro módulo da oficina de circo realizada pelo Ponto de Cultura “Roda Cultura” realizam no próximo domingo (19) apresentação na Estação Recreio, às 10h.

A oficina de circo integra a programação de atividades do Ponto de Cultura “Roda Cultura” e tem o objetivo de multiplicar a alegria do circo, possibilitando o contato direto com técnicas circenses ensinadas através de instrutores especializados.

As ações do Roda Cultura são realizadas pela Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adamantina (AEC), com recursos do Programa Mais Cultura, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura. A atividade tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

O Roda Cultura é uma unidade móvel que percorre os bairros de Adamantina e já passou pelo Jardim Adamantina, Parque do Sol e nos últimos dois fins de semana (4, 5, 11 e 12 de dezembro) no Jardim Bela vista, atendendo também os moradores do jardim dos Poetas e Residencial Dorigo.

Para saber mais

Para saber mais sobre as atividades do Ponto de Cultura Roda Cultura acesse o blog www.pontodacultura.blogspot.com e siga no Twitter, pelo perfil @rodacultura_

Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Criada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Adamantina a alteração na legislação que dispõe sobre a estrutura administrativa da Prefeitura de Adamantina. A alteração muda a denominação da Secretaria Municipal de Cultura, para Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

A mudança é amparada pela Lei Complementar 153, de 10 de dezembro de 2010. Inicialmente não há qualquer alteração na estrutura interna da Secretaria. Essa mudança foi autorizada pelo Conselho Municipal de Cultura, por meio de Deliberação, e acatada com otimismo pelo prefeito Kiko Micheloni, cuja assessoria elaborou o projeto de alteração na estrutura.

O desafio, segundo o agora secretário municipal de cultura e turismo, Acácio Rocha, é focalizar as ações na conceituação das práticas que são entendidas como turísticas, em Adamantina. O secretário é membro da Instância de Governança Regional do Turismo, na região de Presidente Prudente.

Ele explica que os bons indicadores na gestão cultural em Adamantina foram a grande motivação para avançar nessa nova área, que exigirá uma gestão específica, porém alinhada às ações no campo cultural.

A medida possibilitará ampliar a atuação local da Secretaria – agora no campo do turismo – e permitirá a criação de novos canais de diálogo com as áreas ligadas ao setor no Estado e na União. “Temos bons resultados com cultura e um aprendizado que nos orientará diante desses novos caminhos. E queremos trilhá-lo, na construção de uma modelo de gestão para o turismo, focado no turismo de eventos e científico, bem como para investimentos em infra-estrutura turística”, destaca.

Em 2008 foram 58 atividades e 77 mil pessoas atingidas. Em 2009, 67 atividades e 90 mil pessoas. Em 2010, números atualizados até o final de novembro mostram a realização de 47 atividades e 82 mil pessoas atingidas. Nesses números não estão incluídos eventos de grande porte, como rodeio e Expoverde, que individualmente movimentam cerca de 80 mil pessoas a cada ano.

Acácio expôs outro termômetro indicador de movimentação turística na cidade e citou como exemplos a instalação de 4 novos restaurantes e 2 novos hotéis nos últimos dois anos, além de outros 2 hotéis em construção. “É um fenômeno real e visível em nossa cidade. Temos movimentação e indicadores ligados ao turismo cultural, científico e de negócios, e há outras áreas que podem ser exploradas, como o turismo rural”, explica.

Adamantina sedia encontro regional sobre turismo

Adamantina sediou no dia 29 de novembro uma reunião para discutir estratégias para o desenvolvimento do turismo regional, promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e o Conselho Estadual de Turismo, por intermédio da Coordenadoria de Turismo e da AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico).

A atividade foi aberta pelo conselheiro estadual de turismo e presidente da AMITur, Jarbas Favoretto. A segunda exposição foi feita pelo ex-prefeito de Brotas, Orlando Barreto. Foi na gestão dele que a cidade começou a ser sensibilizada, e a se organizar, para aquilo que é hoje um dos principais roteiros de turismo de aventura do Brasil. Ele apresentou a palestra com o tema “Turismo: opções de desenvolvimento”.

A terceira exposição foi feita pela técnica da TUR.SP, Juliana Bettini. O órgão está vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento e tem a finalidade de planejar, fomentar, desenvolver e coordenar as ações institucionais nas áreas de turismo, eventos, recreação e lazer, de interesse do Estado e seus Municípios.

Para Acácio, a realização desse evento, em Adamantina, foi estratégica, para debater o tema junto à sociedade local e regional, em torno das possibilidades e oportunidades que podem ser desencadeadas a partir do fortalecimento da cadeia do turismo.

O que é turismo?

O conceito de turismo estabelecido pela Organização Mundial de Turismo - OMT, adotado oficialmente pelo Brasil, compreende “as atividades que as pessoas realizam durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.

Adamantina participa de Encontro Regional de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina esteve representada no Encontro Regional de Cultura do Oeste Paulista, realizado na segunda-feira (13), em Dracena, e organizado pela Oficina Cultural Timochenco Wehbi, de Presidente Prudente. Cerca de 14 cidades da região participaram da atividade.

O Quarteto de Sopro de Dracena realizou apresentação musical e a professora mestre, Daniela Macário Custódio, da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), proferiu palestra sobre a necessidade de se formar gestores culturais. Denilson Biguete, de Presidente Prudente, coordenou apresentação de experimento cênico baseado na obra de Clarice Lispector.

Adamantina esteve representada pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Acácio Rocha, e pelo Diretor de Cultura Henrique Toffoli. Como parte da programação foi aberto o Balcão Regional, com a fala do Secretário Municipal de Cultura de Dracena, Ricardo Camuci. Em seguida Acácio Rocha fez sua exposição no evento, onde reiterou as reivindicações contidas na Carta de Adamantina, apresentada no encontro realizado em novembro de 2009, em Adamantina.

Em especial, a cobrança reiterada por Acácio esteve centrada na necessidade da Oficina Cultural promover curso de capacitação para dirigentes culturais dos municípios da região, produtores, artistas e outros envolvidos no setor, com foco na gestão cultural.

A cobrança é reforçada especialmente após a sanção do Plano Nacional de Cultura, pelo presidente Lula, objeto da Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010. “O Plano Nacional traz uma série de obrigações aos municípios, na construção de políticas públicas para a cultura, em âmbito local, e o diálogo dessas políticas comas esferas estadual e federal. É para esse novo desafio que reivindicamos a capacitação em gestão cultural”, destaca.

O encerramento do “Encontro Regional de Cultura do Oeste Paulista” em Dracena ficou por conta do Grupo Musical Intermezzo, com a direção do maestro Samuel Siqueira.


Texto: Jéssica Nakadaira

Estagiária – Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Báquicos faz estreia de “Sexo dos Anjos” em Adamantina


A Cia Báquicos de Teatro, de Adamantina, faz no domingo (19), a estreia do espetáculo Sexo dos Anjos. O local escolhido é a Máquina Tiradentes (da família Micheloni), na avenida Rio Branco, 1190, com início às 20h30.

No roteiro do espetáculo, dois homens encontram-se à espera para uma possível viagem cujo destino é tão incerto quanto a partida. Em meio a lembranças vagas de um passado ainda presente, encontrar a identidade perdida será o passaporte para um destino onde se espera que as mais profundas questões possam ter, por fim, suas respostas definitivas. Não se sabe o que é real, jogo, loucura ou sonho, pois o que se tem à frente é dúvida, falta de sentido e enigma.

Com um texto carregado de ilusão e bela dramaturgia, Sexo dos Anjos mistura humor e fascínio por meio de situações inusitadas e intrigantes encenadas por seus personagens. A produção é realizada em parceria com a AEC (Associação Cultural Educacional e de Comunicação Social de Adamantina) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Escrito por Flávio de Souza, conhecido dramaturgo e roteirista de séries de TV como “Castelo Rá-tim-bum” e “Mundo da lua”, além de programas como “Sai de Baixo” e “TV Xuxa”, o espetáculo tem direção de Luiz Zaniboni e no elenco estão Tiago Casado e Édison Trombeta.

Esta é terceira produção da Cia Báquicos de Teatro. Criada em 2009, com a montagem do texto “Palhaços”, de Timochenco Wehbi” a Cia. é resultado das atividades permanentes de formação e produção teatral promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina, cujo trabalho é realizado a partir de experiências coletivas, estudo e aprofundamento de textos que possibilitem a reflexão, a crítica e o prazer estético que o teatro pode provocar. As atividades são atualmente coordenadas por Tiago Casado.

Além de Sexo dos anjos, a Báquicos fez recentemente, em Rancharia, a pré-estréia do monólogo “A Terceira Margem do Rio”, da obra de Guimarães Rosa, com encenação de Rafael Sabatini. Esse espetáculo terá sua estreia em Adamantina.

Sexo dos Anjos é indicado para público com idade a partir de 14 anos e os convites, gratuitos, poderão ser retirados no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal, a partir de segunda-feira (13).



Postado por Jéssica Nakadaira

Estagiária - Secretaria de Cultura

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Jardim Bela Vista é a próxima parada do Roda Cultura


A unidade móvel de cultura de Adamantina Roda Cultura vai estar a partir deste sábado no Jardim Bela Vista, nas imediações da capela do bairro. As atividades serão realizadas nos próximos dois sábados (4 e 11 de dezembro), a partir das 14h, e domingos (5 e 12 de dezembro), das 9h às 17h.

O Parque do Sol e o Jardim Adamantina já fizeram parte do roteiro do Roda Cultura, que apresenta atividades de leitura livre, artesanato, capoeira, hip-hop e exibição de filmes. As mesmas atividades serão realizadas no Jardim Bela Vista, atendendo moradores do próprio bairro, bem como moradores do Jardim dos Poetas e Residencial Dorigo.

A estrutura de unidade móvel é montada em um ônibus de frota da Prefeitura Municipal e conta com equipamentos de informática, (microcomputadores e notebook), equipamentos de som, projetor multimídia, câmeras filmadora e fotográfica, ar-condicionado, TV LCD de 42 polegadas e outros materiais.

O Roda Cultura é administrado pela Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adamantina (AEC), que participou de um edital público e foi um dos 300 projetos aprovados e apoiados com recursos do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, entre mais de 1500 projetos inscritos, dentro do programa Ponto de Cultura. O projeto tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina.


Texto: Jéssica Nakadaira

Estagiária - Secretaria de Cultura

Pesquisa aprova atuação da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina mostra a aprovação da população, pelo trabalho realizado, programação e horários. A pesquisa permite também identificar o perfil do público que freqüenta as atividades, bem como avalia qual tem sido o melhor canal de divulgação de suas ações.

A pesquisa foi aplicada em formulário eletrônico, atingindo um universo de 115 pessoas. Em relação à faixa etária dos freqüentadores, 32% têm de 18 a 25 anos, 19% entre 30 a 40 anos, 16% entre 25 a 30 anos, 14% têm idade entre 40 a 50 anos, 11% mais de 50 anos e 9% são menores de 18 anos.

Do universo pesquisado, 62% são solteiros, 35% casados. Outros somam 3%. Em relação à escolaridade, 68% têm nível superior, 17% têm o ensino médio (segundo grau) e 3% o ensino básico (primeiro grau). Outros 13% não declararam escolaridade.

Sobre a programação cultural, a pesquisa quis saber a avaliação do público quanto às atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina e seus parceiros: 66% consideraram ótimas, 25% boas, 8% regulares e 1% ruim. Juntas, ótimas e boas dão a aprovação de 91%.

Sobre a atuação da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina como um todo, 59% consideram ótima, 35% boa, 5% regular e 1% péssima. Ninguém respondeu a questão “deixa a desejar”. Somadas as respostas “ótima” e “boa”, o indicador de aprovação é de 94%.

Em relação aos horários em que são realizadas as atividades, 93% consideram bons e 4% consideram inadequados. Outros 4% não responderam.

Os pesquisados foram consultados também quanto ao gênero preferido de espetáculos. Para 59% o gênero preferido é teatro. Para 25%, música. As atividades de circo estão em 7% da preferência e dança em 5%. Outras modalidades somam 4%.

A pesquisa identificou, também, qual tem sido o melhor canal de comunicação entre a Secretaria e o público, na divulgação de sua programação. Foi perguntado “Como você fica sabendo das atividades da Secretaria Municipal de Cultura?”.

As respostas foram as seguintes: 27% ficam sabendo por meio de cartazes e panfletos, 18% através de emails (mala-direta), 14% pelo Twitter, 11% pelo Orkut, 9% pelos jornais, 7% por meio de amigos, 6% por meio de site e blog, 1% por meio de rádio e 1% por meio de carro de som. Outros meios somam 5%.

Esses indicadores permitem identificar que os meios eletrônicos, em especial as ferramentas web, são o principal meio de comunicação entre a Secretaria Municipal de Cultura e seu público, e neles residem o melhor resultado. Juntos, site, blog, emails e as redes sociais Orkut e Twitter somam 49%.

O secretário municipal de cultura de Adamantina comemora e justifica que a pesquisa foi lançada com o objetivo de colher opiniões sobre a atuação do órgão e orientar o planejamento estratégico. “Permite identificar os focos positivos e onde precisamos atuar mais, para melhorar a relação custo x benefício e ampliar o alcance das nossas ações”, explica.

Ele explica que as pesquisas são ferramentas importantes no mapeamento e na radiografia do trabalho, em especial na área pública. “Conseguimos uma enxergar o momento, as impressões e as expectativas do público, além de possibilitar saber quem são essas pessoas”, completa.

Segundo o secretário, os dados foram apresentados à Secretaria de Estado da Cultura e orientarão a equipe técnica a compor a programação do Circuito Cultural Paulista, para 2011. “Foi o primeiro uso desses dados para a tomada de decisões. E queremos tomar esses dados como referência para tomadas de decisões futuras na condução da política cultural do município de Adamantina”, disse Acácio.


Postado por Jéssica Nakadaira

Estagiária - Secretaria de Cultura

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Oficina de circo ainda tem vagas abertas


Está em andamento – e ainda há vagas – a oficina de circo realizada pelo ponto de cultura Roda Cultura. A unidade móvel de cultura percorreu os bairros Jardim Adamantina e Parque do Sol, no segundo semestre deste ano, e sediou a atividade circense nas dependências da Emef Teruyo Kikuta.


As aulas acontecem aos sábados, para interessados com idade a partir de 12 anos e são gratuitas. As atividades começam às 16h e envolvem técnicas de palhaço, malabares e perna de pau, numa intervenção irreverente.

A oficina de circo integra a programação de atividades do ponto de cultura Roda Cultura e tem o objetivo de multiplicar a alegria do circo, possibilitando o contato direto com técnicas circenses ensinadas através de instrutores especializados.


As ações do Roda Cultura são realizadas pela Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adamantina (AEC), com recursos do Programa Mais Cultura, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura. A atividade tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Adamantina.


Recentemente a unidade móvel do Roda Cultura esteve nos bairros Jardim Adamantina e Parque do Sol. Sua próxima parada será neste fim de semana (4 e 5) e no próximo (11 e 12), no Jardim Bela Vista, atendendo também os moradores do Jardim dos Poetas e Residencial Dorigo.


Para saber mais sobre as atividades do Ponto de Cultura Roda Cultura acesse o blog www.pontodacultura.blogspot.com e siga no Twitter, pelo perfil @rodacultura_